Atlético-GO
Futebol pelo Brasil
Com um returno espetacular, Atlético-GO figura entre as melhores equipes da Série B em 2023; confira números do Dragão
Equipe fez bonito durante o ano e conquistou o merecido acesso no fim
O Atlético-GO viveu uma temporada mais do que especial em 2023. No começo do ano, o clube fez um grande Campeonato Goiano e, na disputa pelo título, venceu o rival Goiás em uma emocionante disputa de pênaltis. Dessa maneira, o Rubro-Negro sagrou-se campeão estadual pela segunda vez consecutiva e começou o ano com o pé direito.
Na sequência, o Dragão não passou por dias bons no início do Campeonato Brasileiro. Com um começo instável na Copa do Brasil e Série B, a equipe precisou trocar de técnico: demitiu Mozart com apenas sete jogos e trouxe Alberto Valentim para a sequência da competição.
Contudo, somando atuações boas e ruins o novo treinador também não resistiu à queda de rendimento e deixou o comando do Atlético-GO com doze partidas disputadas. No início, o desempenho era promissor, mas o grupo não engrenou com as rodadas e passou a amargar uma sequência bem abaixo do esperado antes do fim do primeiro turno.
Com isso, era necessário uma mudança radical caso o time rubro-negro quisesse continuar sonhando com uma vaga na elite do futebol brasileiro. Assim, uma série de fatores contribuíram para que, no final do torneio nacional, o Dragão pudesse figurar no G4 e acumular bons números.
>>> Entre no nosso grupo de WhatApp e saiba tudo sobre o Dragão <<<
Jair Ventura e o returno espetacular
Sem dúvidas, um dos principais responsáveis pela arrancada do Atlético-GO na Série B foi a chegada de Jair Ventura. Vindo de uma boa campanha com o Goiás em 2022, seu último trabalho até então, o técnico retornou à Goiânia e aceitou o desafio de conduzir mais um time goiano pelo bom caminho. Desse modo, o treinador chegou no início do segundo turno com a promessa de um “returno espetacular”. E assim foi feito.
A saber, o Dragão terminou o campeonato como dono do segundo melhor ataque, com 56 gols, atrás somente do Sport, com 59. Além disso, foi a equipe que menos perdeu. Por fim, o destaque individual de Gustavo Coutinho, artilheiro isolado da competição, com 14 gols, foi uma conquista a mais para o clube.
Números finais do Atlético-GO na Série B 2023
- Colocação: 4° lugar
- Pontos: 64
- Vitórias: 17
- Empates: 13
- Derrotas: 8
- Gols pró: 56
- Gols contra: 45
- Aproveitamento geral: 56%
0 Comentários